O que você esta procurando

terça-feira, 19 de maio de 2015

Introdução ao estudo da heresiologia.

A SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA HERESIOLOGIA:

A palavra “heresiologia,” deriva-se do vocábulo grego “hairesia”, que significa opinião escolhida, seleção, preferência, e “logia” – tratado ou estudo.
Assim a palavra exprime: Estudo sobre opinião escolhida, em oposição a uma disciplina aceita, acatada. É pois,uma doutrina falsa.
A bíblia fala de heresia, 2 Pe 2.1; Jd 4, e afirma que é um fruto da carne, Gl 5.20. fala também de seitas, At 5.17; 15.5; 26.5. O termo “seita” indica uma facção dentro duma religião organizada e, nesse sentido, é sinônimo de heresia.
Uma seita herética, do ponto de vista cristão, é constituída de indivíduos ou de grupos que se afastam dos ensinos da palavra de Deus pra adotarem ou divulgarem suas próprias idéias ou idéias de outrem. Podemos aqui usar a expressão da bíblia: Os quais se desviarem da verdade... e perverteram a fé de alguns.2 Tm 2.18.

O OBJETIVO DO ESTUDO DA HERESIAS:

A finalidade do estudo sobre as heresias é, em primeiro lugar, convencer os crentes de que é necessário estudar cuidadosamente a palavra de Deus, para que aprendam a discernir a verdade da mentira 1 Jo 4:1-3; 1 Ts 5.21. Conhecendo as escrituras, o crente tanto se previne das doutrinas falsas, como se torna capaz de “batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos”, Jd 3.
Os seguidores das doutrinas dos Mormos, Sabatistas, Testemunhas de Jeová, Espíritas, etc., trabalham de uma maneira intensa para conquistarem adeptos no meio dos crentes, pra isso trazem na ponta da língua suas provas e argumentos, bem como nos textos marcados na sua bíblia. Geralmente os outros não aceitam esses ensinamentos.
Mas o simples fato de um crente ser contrário a tais doutrinas falsas, não resolve o problema em si. Um homem não é curado da sua doença simplesmente porque ele a aborrece, mas quando aplica o medicamento exato que combate e extingue o mal. Assim, devemos também aplicar contra as falsas, doutrinas o único remédio, A PALAVRA DE DEUS. Mas para isto temos de aprender “ a manejar a palavra da verdade”,  2 Tm 2.15.
Observando a expansão dessas doutrinas perigosas, sentimos remorso e humilhação por compreender que a difusão delas, em parte, tem sido facilitada pela nossa omissão em ensinar as doutrinas bíblicas.

FATORES QUE FAVORECEM O SURGIMENTO E A EVOLUÇÃO DAS HERESIAS.

 Satanás, o autor principal da toda a religião ou doutrina falsa e da pervesão das doutrinas verdadeiras, é o fator principal da expansão das doutrinas heréticas. Ele opera por meio do espírito do Anticristo, 1 Jo 2.18-25; 4.1-4. Observamos na Bíblia como, através dos tempos, os verdadeiros mensageiros do Senhor têm lutado contra os falsos profetas e mestres, 2 Pe 2.1; Dt 13.1-3; Rs 18.19-22; Ez 13.3-8. A palavra profética nos avisa axpressamente de que tais doutrinas aumentarão duma maneira terrível nos últimos tempos, 1 Tm 4.1-3; Mt 24.5,11,24; 1 Jo 2.18.
 O inimigo procura, com o seu ataque contra a igreja, perverter e envenenar a doutrina.
Para isso ele usa homens maus, cínicos e de consciência cauterizada, 1 Tm 4.1,2. O alvo do inimigo não é em primeiro lugar a destruição física do homem, mas a conquista da sua mente por meio de falsos ensinos. Em nossos dias se vê no mundo inteiro que a batalha decisiva para a conquista dos homens é travada no campo que o Diabo e os seus anjos estão em ação contínua, cooperando para o surgimento das heresias.
Quando a Igreja prega a palavra, mas se esquece da ordem de Jesus de também ENSINAR A PALAVRA, Mt 28.19, ela deixa uma brecha aberta para o aparecimento de doutrinas falsas, porque os crentes contra elas não foram prevenidos. Quando uma dessa doutrinas consegue invadir a mente de um crente, é difícil dissuadi-lo do seu erro.
 A falsa interpretação de textos bíblicos também leva pessoas bem intencionadas ao erro.
 A falta de crescimento espiritual é outro motivo de muitos crentes terem sido “levados em redor pelos ventos de doutrina, pelo engano de homens que com astúcia enganam fraudulosamente”, Ef 4.14. Um crente maduro só segue o BOM PASTOR, e de maneira nenhuma seguirá o estranho, antes fugirá dele Jô 10.4,5.

‘’’AS PRINCIPAIS RELIGIÕES E DOUTRINAS FALSAS.

As seitas modernas classificam-se em pseudocristãns, orientais, ocultista e secretas:

Pseudocristãns: Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Catolicismo Romano, Mormismo, Meninos de Deus (A Família), Só Jesus, Igreja de Cristo Internacional, Tabernáculo da Fé, Igreja da Unificação, Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunha de Ieroochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Congregação Cristã no Brasil, etc .

Orientais: Arte Mahikari, Hare Krishna, Seicho-no-iê, Igreja Messiânica Mundial

Ocultistas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.

Secretas: Maçonaria, Ordem RosaCruz e Teosofismo. A Marçonaria não é apenas uma associação confraternária, ela é também, uma religião.

Como Identificar uma Seita:

As Seitas e os Credos: As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações de fundadores e líderes.

Fundação dos Credos: "CREDO" vem do latim e significa "Creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo, o Credo se tornou maos que um conjunto de Crenças: é uma confissão de fé. Tem como o objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas e conservar a doutrina contra as heresias.

Confissão de Fé dos Judeus: Os primeiros Credos da Bíblia está em Dt 6:4 "Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.", citado por Jesus no primeiro mandamento Mc. 12:29); ainda hoje é citado pelos judeus religiosos três vezes ao dia.

O Credo dos Apóstolos: É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã.

a) História: Diz a tradição que ele foi formulado pelos apóstolos logo após a ressurreição de Jesus, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O Texto mais antigo desse Credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento construía a confissão batismal daquela época.

b) Conteúdo: "Creio em Deus Pai Todo-Poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria; que foi cruscificado sob o poder pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja, na remissão de pecados, na ressurreição do corpo". A igreja Católica por sua conta acrescentou "Ave Maria" ao credo original.

CONCLUSÃO:
A Bíblia é um única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de Deus inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O Movimento religioso que rejeita, e tem adversão pelos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.

"Uma das principais obras de satanás é subtrair, ou acrescentar, coisas à Palavra de Deus."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de plena responsabilidade de seus idealizadores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.